quarta-feira, agosto 02, 2006

Convocação de Dunga

Assim como o novo técnico, a Seleção que foi convocada na última terça-feira precisa de tempo para demonstrar talento e bom futebol. Dunga foi um volante competente, além da qualidade nos desarmes ele apresentava bom senso de posicionamento e evoluiu no fundamento do passe ao longo da carreira de jogador. Como técnico ainda é uma incógnita.
O mínimo que se espera de Dunga é a mesma liderança e personalidade forte que o caracterizaram como capitão da Seleção Brasileira. Na primeira convocação para o amistoso contra a Noruega - ainda que de forma prematura - é possível observar o perfil de jogadores aguerridos.
A lista apresenta uma mescla entre jogadores com mais experiência e pouco desgastados durante a Copa com novos valores do futebol brasileiro. O técnico ainda mantêve o bom senso de evitar a convocação de jogadores que atuam no São Paulo ou no Internacional - equipes que disputam a Libertadores da América.
O time tem qualidade para disputar um amistoso contra a Noruega mas como sempre, algumas convocações ainda são contestáveis. Nas laterais, Gilberto não apresentou um bom futebol nas partidas em que atuou como titular na Seleção ou mesmo nos treinos da Copa, enquanto Maicon fez boas atuações quando têve chance mas limita-se a qualidade de "jogador esforçado".
No meio-campo: Dudu Cearense, Julio Batista e Jônatas se enquadram no mesmo perfil dos aguerridos e esforçados. Com o agravante de que Dudu estava na reserva do CSKA da Rússia. Quanto a Jônatas, ele iniciou a carreira em 2002 como um meia apenas regular, mas pode tornar-se um volante acima da média se bem orientado.
No ataque Daniel Carvalho assim como Dudu atuava na reserva do time russo. Mesmo assim, Dunga tenta premiar alguns jogadores por passagens anteriores nas seleções de base ou pela regularidade no Brasileirão 2006, a exemplo do promissor lateral-esquerdo do Fluminense: Marcelo.
O mérito do novo técnico na última convocação, foi o bom senso de evitar uma queda-de-braço com dirigentes de Internacional e São Paulo - comportamento raro entre os integrantes da CBF. O outro ponto interessante foi a valorização dos garotos no processo de renovação do time e o respeito ao talento independentemente da fase de alguns jogadores como Daniel Carvalho ou Morais - que apesar da boa regularidade no campeonato nacional perdeu a decisão da Copa do Brasil recentemente.
As principais ausências foram as convocações do volante Arouca(Fluminense) e do lateral-direito Daniel Alves(do Sevilla). Os dois são mais talentosos que alguns "esforçados" dessa Seleção. Arouca é um dos destaques no time carioca e Daniel foi eleito o melhor lateral da temporada 2005-6 do futebol espanhol. De qualquer forma, para um amistoso despretensioso contra a Noruega, a primeira convocação de Dunga pode ser considerada boa, apenas isso.

Nenhum comentário: