quarta-feira, julho 23, 2008

Gangorra Tricolor


O Bahia empatou mais uma vez dentro de casa, e mantém a irregularidade no campeonato. Mas, a atuação do time também não deve motivar uma possível demissão do técnico, como pediram alguns torcedores em Feira de Santana. Afinal, Arturzinho comandou a equipe em 9 jogos, com: 3 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota.


O técnico Arturzinho arma a equipe no 4-4-2 com variações para o 3-5-2, porém o problema está na forma como os jogadores atuam, principalmente os volantes. Quando os laterais atacam, Fausto recua e faz a função de terceiro zagueiro enquanto Emerson Cris protege a entrada da área. O detalhe é que essa formação abre grandes espaços para o adversário tocar a bola e pensar o jogo. Isso porque Émerson não possui velocidade para acompanhar os meias adversários e Fausto não pode cobrir os dois laterais ao mesmo tempo, então o jogador se limita à cortar cruzamentos dentro da área.
Não por acaso, o time tricolor perde a maioria dos jogos no meio-campo. E talvez a melhor formação seja o revezamento dos laterais no avanço ao ataque, no 4-4-2 tradicional. Nesse caso, um dos laterais faria a função de terceiro zagueiro e os volantes poderiam atuar no meio-campo sem abrir tantos espaços para os meias adversários.


Chega de Empate!


Cabe aqui levantar duas questões importantes. O Bahia não é o "Rei de Empates" como parte da imprensa e a torcida têm afirmado, o título pertence ao Marília com 8 empates contra 6 do Bahia na classificação geral. Por outro lado, se o tricolor almeja o retorno à Série A não pode empatar tantos jogos, principalmente aqueles em que iniciou com vantagem e permitiu a reação adversária, como: Ceará, ABC e Vila Nova. Isso pra não citar os jogos em casa quando enfrentou equipes que estavam em má fase no Brasileirão, como: Paraná e São Caetano - ambos por 0x0.
Para efeito de comparação, se o Bahia(de Arturzinho) conseguisse 9 pontos dos 15 possíveis nestes empates, hoje o tricolor estaria com 24 pontos e poderia ocupar o grupo que classifica à Série A. Então, a culpa é do técnico? Na verdade, não. O time precisa de reforços!

Nenhum comentário: