quinta-feira, julho 24, 2008

Muito prazer, Vitória!

Parafraseando Renato Gaucho, após a vitória sobre o Boca Juniors que classificou o Fluminense para a decisão da Libertadores, a frase acima é repetida por torcedores rubro-negros a cada rodada do Brasileirão. O time comandado por Vágner Mancini continua com um bom padrão de jogo e mostra que não é cavalo paraguaio - aqueles times que começam bem e depois caem de produção.
A suposta mídia nacional destaca a evolução de times como Internacional, São Paulo ou ainda, a falta de regularidade do Palmeiras. Enquanto Vitória e Grêmio são citados por cronistas na tabela de classificação como se a qualquer momento fossem deixar o G-4 para os "favoritos" assumirem a liderença. E a minha pergunta é: que favoritos?
Favorito pra mim é o G-4, hoje composto por: Flamengo, Vitória, Grêmio e Cruzeiro. Por isso, o torcedor rubro-negro e a tropa comandada por Mancini devem comemorar afinal, o time não desperdiça pontos no Barradão ou quando enfrenta times considerados mais fracos como o Náutico(2x0), ontem à noite. O Leão literalmente faz a lição de casa!
Qual é a fórmula secreta? Trabalho, trabalho e mais trabalho. O Vitória possui um esquema tático definido e um elenco com boas peças de reposição, o que significa que os jogadores que atuam, titulares ou não, sabem exatamente o que devem fazer dentro de campo. O rubro-negro baiano tem um padrão tático. Mesmo assim, o técnico Vágner Mancini já afirmou que "o time ainda precisa evoluir muito."

Foto:www.globoesporte.globo.com

Apesar da euforia dos torcedores, o time ainda sofre quando perde um dos volantes de contenção. Marco Antonio é um bom meia de criação, mas um volante apenas regular. Assim como a zaga não possui a mesma segurança quando Leonardo não joga. Hoje, estes problemas são superados pelo entrosamento do time e pelo esquema tático bem definido. Entretanto, o técnico sabe que ainda tem falhas à corrigir.
O Leão ainda tem grandes vantagens em relação aos adversários no campeoanto, enquanto alguns times ainda descobrem a escalação ideal ou adquirem preparo físico, o Vitória está voando neste Brasileirão! Mas, pra não perder o fôlego, o time precisa de reforços em algumas posições, dentre elas: um zagueiro, um volante e principalmente, um atacante. Porque neste elenco, Marquinhos ainda é insubstituível.

Nenhum comentário: