quarta-feira, novembro 17, 2010

Craque decide jogo

Assim o feito do atacante Lionel Messi pode ser descrito no jogo entre Brasil e Argentina realizado às 14h no Khalifa International Estadium, no Qatar. Um jogo que tinha tudo para terminar empatado sofreu um reviravolta no último lance: aos 46 minutos do segundo tempo, Messi partiu em velocidade, driblou meio time e encerrou a bola no fundo das redes.

No primeiro tempo os dois times entraram no clima amistoso de toque de bola e muito estudo. O Brasil teve algumas finalizações mas nada que levasse grande perigo ao gol adversário. Em compensação houve intensa troca de passes. Mano Menezes apostava num meio campo formado em losango, com Ramirez pela direita, Lucas centralizado, Elias na esquerda e Ronaldinho Gaucho na frente. A proposta era permitir que os passes do meia fossem direcionados à Robinho e Neymar em diagonal. O problema é que a Argentina apresentou boa marcação na entrada da área, apesar da pouca velocidade do lateral-direito Zanetti no combate à Neymar.

No segundo tempo, a Argentina pressionou a saída de bola brasileira. O técnico Sérgio Batista substituiu Higuaín por Lavezzi. O objetivo foi atacar em velocidade nas costas de André Santos que avançou muito no primeiro tempo. A estratégia surtiu efeito aos 10 minutos, quando o atacante cruzou, Victor afastou e Pastore finalizou no braço de Tiago Silva. Os argentinos pediram pênalti, mas o árbitro não marcou.

Com o tempo, o Brasil melhorou e Ronaldinho Gaucho realizou ao menos três passes para os avanços de Daniel Alves pela direita. O problema é que os cruzamentos foram disperdiçados pela ausência de um centroavante nato. Robinho e Neymar se esforçavam mas perdiam todos os lances para a zaga argentina.

Sérgiu Batista ainda escalou D´Alessando no lugar de Pastore enquanto Mano Menezes tirou Ronaldinho Gaucho, cansado, para colocar Douglas e depois colocou André no lugar de Neymar. Mas, o fato que realmente chamou a atenção da torcida foi a invasão de um torcedor.

O técnico brasileiro ainda viria a subtituir Ramirez por Jucilei. O jogo caminhava morno, quando surgiu o brilho de uma estrela. Douglas perde a posse de bola, e a redonda sobra caprichosamente nos pés de Messi que inicia um fila na defesa brasileira, dribla toda a defesa e marca o único gol do jogo aos 46 minutos do segundo tempo.

No jogo dos craques, quando muitos esperavam 90 minutos de arte, encontraram um Ronaldinho Gaucho intenso, mas um Messi preciso.

FICHA TÉCNICA:

BRASIL: Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires (Jucilei) e Elias; Robinho, Neymar (André) e Ronaldinho Gaúcho (Douglas). Técnico: Mano Menezes

ARGENTINA: Romero, Zanetti, Burdisso, Pareja e Heinze; Banega, Mascherano e Pastore (D´Alessandro); Dí Maria, Messi e Higuaín (Lavezzi). Técnico: Sergio Batista

Gols: Messi, aos 46 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Mascherano (Argentina)
Árbitro: Abdalá Balideh (Qatar)
Local: Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar

Nenhum comentário: